domingo, 24 de abril de 2011

A DISCÍPULA




Nena

 

Às irmãs da Escola Jesus Cristo

No tempo de Jesus, ao pé do Tiberíades, havia uma mulher humilde e pobre, que havia conhecido o Senhor e se fizera sua amiga devotada, nas horas mais amargas de sua passagem pela Terra.
Conheciam-na como a Discípula de Jesus, vivendo das recordações carinhosas e ternas do Cordeiro.
*
O Mestre havia expirado na Cruz, seu apóstolos haviam se dispersado no mundo e a Galiléia era, agora, um deserto verde, cheio de sol, onde o lago famoso era uma taça de lágrimas cristalinas, vertida pela natureza, em memória d'Aquele que lhe preferia os encantos singelos, distante das vaidades materiais.
*
A Discípula, porém, amava ao Messias e estava ali para servi-lo, com a sua dedicação. Peregrinos de longe batiam-lhe à choupana agreste, aberta constantemente às criancinhas e aos desamparados da sorte, com quem repartia o pão minguado de sua existência honesta.
Se as provas eram amargas, Jesus era a claridade confortadora de sua vida.
*
Anos passaram.
Na sua região, a Discípula era um símbolo de humildade e de trabalho, de caridade e de alegria.
*
Certa tarde, a filha da Galiléia abandonada sentou-se ao pe de seu casebre triste.
Seu coração, cansado de bater, recordava na sombra as lições do Messias.
*
Era a hora em que a natureza se aquietava, como ovelhinha mansa, para lhe ouvir a palavra tocada de suava mistério.
Parecia-lhe rever o Senhor, junto do lago extenso. Sentia-se em retorno à mocidade distante e inclinava-se ante a Sua figura Inesquecível.
*
Em dado instante, contudo, um leve ruído despertou-a. Aproximava-se um mendigo. As sombras do crepúsculo não lhe permitiram divisar seus traços fisionômicos mas, os peregrinos eram tantos, que não constituía surpresa recebe-los, no seu pouso singelo, em todos os instantes do dia.
*
_ Entra irmão! _ Exclamou a serva de Jesus, com um sorriso bondoso.
O mendigo penetrou o humbral, abençoando-a com um olhar de luz, que brilhava entre os trapos de sua vestidura como uma estrela divina.
*
A Discípula deu-lhe pão e um tapete humilde para o repouso das chagas dolorosas que lhe sangravam o corpo, encorajou-o com palavras de bondade e lhe falou das bem-aventuranças que o Evangelho do Senhor prometera aos mansos e aos aflitos.
*
O peregrino escutou-a com atenção.
_ Vives só? _ Perguntou ele, com inflexão de ternura.
_ Vivo com Jesus! _ Respondeu a serva do Senhor, com humildade.
_ E não tens ninguém no mundo?
_ Quem vive na fé do Messias Nazareno trabalha e espera em Sua Bondade, com profunda alegria.
_ Nunca recebeste as felicidades da Terra?
_ Nunca, porque espero as do Céu, onde Jesus nos promete as venturas eternas do Seu Reino.
_ E tens fé?
_ Sim, porque pelo Senhor troquei todas as alegrias materiais.
*
O mendigo observou-a em silêncio, como se, agora, estivesse absorvido em longas meditações.
*
_ Tenho sede! _ Disse ele, em tom de rogativa.
A Discípula lhe trouxe a água clara e fresca do cântaro.
_ Doem-me as chagas pela caminhada penosa!... _ Gemeu o peregrino suplicante.
A Discípula preparou um vaso de água limpa para lavar-lhe as úlceras dolorosas. Sua casa, porém, era paupérrima e não teria uma toalha conveniente para a operação necessária. Mas, de repente, lembrou-se que, um dia, observara Madalena enxugando os pés do Senhor com os anéis dos seus cabelos.
*
Por que não faria o mesmo com o desventurado do caminho? Jesus não recolhera todos os pobres e desventurados da sorte sobre o mundo?
*
Sem hesitar, depois de banhar-lhe as chagas sangrentas e doloridas, enxugou-lhe os pés com a toalha de seus cabelos abundantes, mas, nesse momento, observou que as úlceras do mendigo tinham sinal dos cravos da cruz!... Surpreendida, levantou o olhar, mas não viu mais o peregrino triste e esfarrapado... Á sua frente, Jesus de Nazaré lhe estendia os braços amorosos, aureolado na luz de Sua Majestade Divina.
*
_ Mestre!... _ Exclamou a serva humilde, embriagada de júbilo, com a mais forte das emoções a estrangular-lhe o peito oprimido.
_ Vem, filha!... _ Exclamou o Senhor, amparando-a nos braços cariciosos, com o Seu divino sorriso.
*
A Discípula sentiu que a transportavam a um país misterioso e sublime, onde o seu coração aliviado experimentava o beijo singular de todas as harmonias.
A Galiléia minúscula era pequenina demais para conter os júbilos de sua alma, no perfumado caminho, desdobrado no azul do Infinito, ante o sorriso doce das primeiras estrelas que fulgiam no fundo do firmamento sem fim.
No dia seguinte, em vão, chamava-se a serva de Deus, no seu tugúrio desalentado, e ante o seu cadáver singelo que sorria serenamente, compreendeu-se que a Discípula, conduzida por Jesus, havia partido para as Alegrias Eternas de Seu Reino.

Fonte: Livro "Doutrina E Aplicação". - Psicografia Chico Xavier - Espíritos Diversos.
Digitado por: Maria Luiza da Silveira Chaves.

Um comentário:

  1. Faltam palavras para expressar a emoção que essa mensagem transmite.
    Ser um discípulo de Jesus é renunciar a si mesmo em prol do próximo, praticando o bem sem cessar e com o sorriso no rosto, a refletir o amor divino por onde passar.

    ResponderExcluir

(-: , Olá, seja bem vindo, se o seu comentário for legal, e não trouxer conteúdo agressivo, ele será postado.