terça-feira, 6 de setembro de 2011

Seguidores de Jesus



Joanna de Ângelis

Ante os desafios hodiernos, é inevitável a indagação a respeito da melhor conduta a adotar, a fim de seguir os ensinamentos de Jesus Cristo.
No passado já recuado, os cristãos primitivos acreditavam que, fugindo do mundo e das  suas tentações, melhor sintonizavam com o pensamento do Mestre, não obstante as suas existências se tornassem inúteis ao ministério de divulgação da Palavra e do socorro ao próximo necessitado.
Posteriormente, à medida que se foi organizando a Igreja, em franca proscrição das propostas de espontaneidade e liberdade ensinadas pelo Messias, o recolhimento aos monastérios se fez natural, como eficaz maneira de combater o mundo e suas perturbações.
Esqueceram-se, aqueles que abandonavam a convivência social, que o Rabi fez-se notável Comunicador em razão da Sua convivência com as massas, especialmente aquelas constituídas pelos pecadores e de má conduta, as quais Ele conseguia modificar através do magnetismo que irradiava e da profundidade dos conceitos que enunciava.
Com Francisco de Assis, surgiu um novo movimento de  renúncia ao século e de serviço a Deus através do mundo e das suas criaturas. Seguindo-lhe as pegadas, Teresa D’Ávila, João da Cruz, Pedro d’Alcântara e outros dedicaram-se ao ministério da abnegação, superando as injunções de cada época a serviço do Mestre.
Na Rússia, avassalada pela impiedade e dominada pela violência de Ivan, o Terrível, surgiram os loucos de Deus, numa entrega exaltada à fé religiosa.
O Movimento teve início com Basílio, o Bem-Aventurado, que se afastou do czar Ivan, denunciando-lhe os crimes, quando o mesmo atirou-se na volúpia das conquistas desumanas, assinaladas por crueldade invulgar. Logo a seguir, surgiu Nicolau, que enfrentou o czar em plena praça pública, por ocasião de uma das suas conquistas e exprobrou-lhe o caráter, gritando-lhe: - Come o pão e o sal ao invés de beberes o sangue humano. O filho de Ivan, herdeiro do trono, Fédor, que o sucedeu, tornou-se, também, louco de Deus, mas o cetro da governança ficou nas mãos d o seu cunhado Bóris Godunov.
Eles tiveram a coragem de despojar-se de tudo para seguir o Mestre e viver conforme Aquele a quem amavam.
Na atualidade, a proposta para seguir Jesus está alicerçada no conhecimento lúcido de Sua mensagem, de forma que a conduta seja profundamente afetada, ensejando a própria entrega sem fugir dos deveres e compromissos mundanos, nem se atirar aos interesses nefastos das ambições terrestres como também, em vitalizar o pensamento cristão com a fé raciocinada que faculta atender aos falidos morais e físicos da humanidade.
É dever sair-se das paredes estreitas do círculo religioso ou do gabinete da pesquisa para a ação incessante em favor de todos os homens e mulheres do mundo, recurso único à disposição para demonstrar a excelência dos conteúdos da fé e a vitalidade que possuem quando colocados a serviço da humanidade.
Os seguidores de Jesus, nos dias modernos, não têm outra alternativa, senão aquela de construir o bem em toda a parte, vivendo conforme os princípios ético-morais do  dever, da fraternidade, da tolerância, da compaixão, do perdão, da caridade...
Variando de épocas e de circunstâncias, os problemas e lutas continuam os mesmos, gerando conflitos no sincero discípulo de Jesus. As conquistas nobres da ciência e da tecnologia, que alteraram a face do planeta e os valores terrestres, contribuíram para mais amplas facilidades e, por consequência, mais numerosos desafios. Simultaneamente, facultaram melhor divulgação dos postulados enobrecedores do ser humano, especialmente os conceitos elaborados e vividos por Jesus, o que estimula ao prosseguimento dos objetivos iluminativos.
O candidato, portanto, que pretende seguir o Mestre, vivendo-Lhe os ensinamentos e imitando-Lhe a conduta, deve permanecer vinculado aos labores e compromissos sociais que promovem as demais criaturas, mantendo-se no reto proceder e aberto à contribuição da cultura geral para equipar-se de recursos que podem enfrentar o materialismo e a crueldade, alterando-lhes a vivência.
Sem qualquer comportamento esdrúxulo, viver no mundo sem escravizar-se ao mesmo, é o novo desafio cristão.

Pensamentos extraídos da mensagem Seguidores de Jesus,
recebida em Berlim, Alemanha, por Divaldo Franco, em 19 de maio de 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

(-: , Olá, seja bem vindo, se o seu comentário for legal, e não trouxer conteúdo agressivo, ele será postado.