segunda-feira, 8 de outubro de 2012

ORIGEM DA VIDA SOBRE A TERRA

Tema da semana
Planeta Terra”
de 08/10/2012 a 14/10/2012


Léon Denis

54. A Terra foi sempre morada dos Espíritos encarnados, isto é, dos homens?

R. Não. A Terra foi, a princípio, massa de fogo, flutuando no espaço. Depois de se ter resfriado, tornou-se habitável; a vida apareceu nela por etapas. Os três reinos da natureza, os minerais, os vegetais, os animais aí sé manifestaram em muitos longos períodos de distância, em intervalos de muitas centenas de séculos; depois o Espírito desceu na carne e o homem apareceu, resumindo em seu ser todas as vidas gradativas da criação, reunindo em sua pessoa, por uma união admirável, a alma, centelha divina, com o corpo, que vem do animal.

55. Pode-se crer que o homem teve por antepassado o animal?

R. Nosso orgulho repugna crer nisso. A origem do homem permanece ainda misteriosa; talvez não seja bom que este mistério se esclareça. Em todo caso, não é proibido pensar que nosso espírito, antes de chegar ao grau de evolução do período humano, tenha, de alguma forma, ensaiado a vida nas regiões inferiores da criação. Isto está segundo as leis de progresso da natureza. De outro lado, é certo que, vendo o estado rudimentar de certas raças selvagens, e mesmo tal retorno de bestialidade no homem civilizado, ter-se-ia o direito de crer que o animal foi o prefácio vivo do gênero humano.

56. 0 homem constitui um reino à parte, na criação?

R. Sem dúvida. Se, por seu corpo, o homem guarda uma espécie de parentesco com o animal, pela vinculação de um espírito consciente à sua carne, o homem constitui um reino particular na Terra. Ele é o resumo vivo dos reinos que o precederam; único, na natureza, ele é capaz de conhecer Deus, de ter a noção do infinito e a intuição da imortalidade, prova de sua aptidão à sobrevivência.

57. A espécie humana começou na Terra por um só casal, como dizem as religiões e a mitologia?

R. Não. As raças humanas nasceram em diversos pontos do globo terrestre, simultaneamente ou sucessivamente, daí sua diversidade.

58. Adão não foi, então, o único antepassado cio gênero humano?

R. Adão é o nome de um homem que sobreviveu aos cataclismos que revolucionaram a infância do mundo; ele tornou-se a origem de uma das raças que o povoam hoje.A bíblia conservou sua história e a ele seus descendentes; talvez mesmo um mito, isto é, uma alegoria que simboliza as primeiras idades da história.

59. É certo que existem muitas raças de homens? As diferenças que as separam não são simplesmente devidas a influências superficiais, tais como o clima, a hereditariedade, etc.?

R.Não se pode negar que existem entre as raças humanas diferenças constitucionais profundas: as do cérebro e do ângulo facial, por exemplo, que são como as medidas de sua evolução. De outra parte, existem tipos intermediários que supõem cruzamentos de raças: e esses cruzamentos de raças implicam necessariamente em sua diversidade.

60. Mas, então, se os homens não descendem todos de um primeiro casal, não são todos irmãos?

R. Todos os homens são irmãos perante Deus, o que é uma fraternidade infinitamente superior. Demais, todos são parentes, no sentido de que todos têm a unidade de natureza e os destinos comuns. Todos são um pelo Espírito que encarna em cada um deles e procede de Deus.

Do livro Síntese, Doutrina e Pratica do Espiritismo

---
ATUALIZAÇÕES DA TERRA
Compreensão, - luz da vida, -
Surge entre as provas da estrada,
É matéria adquirida,
Não pode ser ensinada.
Oscar Batista
Livro "Sorrir e Pensar"
Psicografia de Chico Xavier




Nenhum comentário:

Postar um comentário

(-: , Olá, seja bem vindo, se o seu comentário for legal, e não trouxer conteúdo agressivo, ele será postado.