segunda-feira, 26 de novembro de 2012

O nosso ajustamento no mundo


Tema da semana
Minha família, o mundo e eu”
de 26/11/2012 a 02/12/2012

No Espaço, os Espíritos formam grupos ou famílias entrelaçados pela afeição, pela simpatia e pela semelhança das inclinações. (IV, 18)


Camilo

A grande família terrena é a humanidade.

Nela obtemos as ensanchas excelentes para que desenvolvamos as nossas humanas potencialidades com vistas à redenção que nos foi por Deus destinada.

Muito embora as cenas patéticas que acompanhamos no dia a dia do mundo; nada obstante as enfermidades sem remédio e os remédios que não chegam a tantos doentes desprovidos de apoio socioeconômico, é na Terra o ninho onde estamos operando significativa etapa da nossa evolução.

Mesmo quando nos exasperamos com inúmeros quadros de abandono e de injustiça em toda parte; ainda que ao testemunharmos o incremento da violência urbana constatemos que ela aninha, em verdade, no imo das desarvoradas criaturas humanas, concluímos que é sobre o dorso planetário que nos cabe encontrar a maturidade moral de que sentimos falta, de modo que elaboremos os dias de fraternidade e de paz que sonhamos.

Assistindo aos lastimáveis espetáculos patrocinados pela dantesca ignorância, que invade os cenários mais respeitáveis do mundo; dando-nos conta da acintosa imposição do aventureirismo nos arraiais mais significativos da vida social, temos a certeza de que é no chão do mundo que temos de plantar as sementes da nossa generosidade e da nossa melhor inteligência, para que se alterem as frontes do conhecimento e da responsabilidade, sob as quais todos acharão proteção e alento, e ajuntarão forças para manterem no rumo da plenitude.

Qualquer que seja a situação que vivenciemos, que assistimos ou de que tenhamos notícias no mundo, tanto as situações felizes quanto as desventuradas, será imprescindível entender que estamos no educandário e no reformatório de que todos temos necessidade, até que logremos corrigir as tortuosidades do nosso caráter e incrementar as nossas ações positivas.

Em comparação com o mundo

A nossa família biológica é a humanidade em miniatura. É uma micro-humanidade.

Nela, na convivência entre algumas poucas pessoas ou no bojo de algumas dezenas de criaturas, temos ocasião de travar contatos de conviver com mais variados tipos humanos, desde os mais ignóbeis aos mais nobres caracteres.

Como no mundo, temos em casa gente desonesta até não mais poder; temos almas trabalhadoras, operosas, de grandioso espírito de serviço. Entretanto, há também os que se mostram como representantes encarnados da preguiça e da má vontade no círculo familiar.

Como no mundo, identificamos em nosso clã gente alegre e jovial, capaz de levar conforto e encantamento onde cheguem; sem embargo, também temos os que são portadores de duras carrancas, que dão a impressão de que estão de mal com o mundo, perenemente. Gente que não sorri e que é capaz de ver treva e lodo em tudo e em todos.

Como no mundo, encontramos parentes que são modelos das virtudes acrisoladas e que têm sempre palavras de apoio, de harmonia e de incentivo ao bem. Por outro lado, temos consanguíneos que são a encarnação do vício, condenadores contumazes que jamais incentivam quem quer que seja, que nunca encontram uma única ocasião de dizer qualquer palavra de ternura ou de atenção para alguém, no seu circuito parental.

Como no mundo, existem em nosso quadro familiar os que conseguiram – a custo de inauditas disciplinas – harmonizar suas expressões afetivas e que, por isso, dão digno encaminhamento as suas energias genésicas.

Há outros familiares, no entanto, que são verazes pilhas de sexo que carregam libidinosidade nos olhos, nos gestos, nos usos, nas brincadeiras e nas palavras, tendo em vista possuírem poluída a própria mente, conseguindo rebaixar tão importante manifestação da Divindade na Sua criação.

Como no mundo, vivemos com parentes que se mostram amigos, prestativos, presentes, e que fazem por onde manter benfazeja proximidade, sem nenhuma intervenção infeliz na vida dos demais.

Mas temos de conviver também com outros que jamais comparecem para oferecer qualquer suporte, ou cooperação, seja quando for, e que se mostram exploradores e oportunistas, pois quando aparecem no cenário dos familiares, quando dão sinal de vida, o que desejam, em realidade, é pedir, retirar, gozar, beneficiar-se dos familiares, assumindo a postura de verdadeiros sanguessugas, tão insensíveis quanto insensatos.

Razões para que estejas onde estás

Há necessidade, contudo, de que te prepares para viver no mundo, no seio da tua família, contatando-a de algum modo, a fim de retirares proveito dessa relação. O Criador não te alocou por mero acaso nessa ou naquela vinculação genética. Existem imponderáveis razões para que estejas convivendo com quem convives.

Entenderás que é no seio familiar onde o Criador te situa para que aprendas a conviver com os teus irmãos da macroscópica humanidade.

Como o Cristo deixou claro que aquele que não consegue ser fiel nas coisas mínimas, também não o será nas coisas máximas (.Lc.,16:10.), cabe a ti aperfeiçoar teus pensamentos e raciocínios na tua micro-humanidade doméstica, para que consigas, no tempo, atuar com proveito na ampla humanidade.

Importante é que consigas identificar, na tua relação com os teus consanguíneos, o que é que Deus espera de ti, o que deves realizar nesse contexto para que se torne exitosa a tua presente existência terrestre.

Bom será que não cultives animosidades, mágoas, desejos de vindita ou planos de extorsão relativamente a tua família, pois na convivência no macromundo terás de experimentar a lei de retorno, e verás quanto é difícil e dolorido o tempo da devolução, os dias do acerto de contas.

Melhor ainda será que não te enredes em atos desonrosos ou criminosos, sob o manto da convivência familiar, uma vez que nada passará despercebido da tua consciência nem da dos teus parceiros desafortunados. Saibas que o tempo da expiação reunir-los-á para a indispensável reeducação.

Por mais complexo seja o teu clã, por maiores sejam as limitações que apresentam – físicas, culturais, sociais ou morais -, que busques entender que Deus não te localizaria nala se não houvesse um grande programa renovador ou reeducativo para ti e para os teus.

Se desdenhares a ensancha ou se te julgares superior e por isso te tornares brutal, esnobe ou cruel, saibas que resgatarás o teu absurdo no campo da grande humanidade, que é a tua família ampliada.

Justificativas para o presente texto

Diante dos planos de entidades infelizes, sombrias, que de longa data se empenham em desmontar onde e como puderem, a constituição dos lares, a formação da família, e perante os continuados pedidos de orientação, de amparo e de sustentação que nos chegam de inumeráveis corações no planeta, é que nos animamos a entretecer algumas considerações que possam auxiliá-los nos esforços para a compreensão dos laços familiares e para o melhor relacionamento possível do grupo doméstico.

Não há nessas páginas nenhum projeto original, tampouco a palavra final sobre o rico e sempre oportuno tema, como é o da família. Pautamo-nos na observância dos conflitos e dos dramas que repontam na complexa quão divina instituição larária, núcleo onde o Pai Celeste reúne vítimas e algozes, credores e devedores, amigos e inimigos, anjos tutelares e enfermos espirituais, para que rutile claridade e saúde nos campos onde haveria doença e escuridão.

Esperamos, assim, que estas despretensiosas reflexões consigam desvelar alguns ângulos antes vedados a muitos olhares e entendimentos, facultando uma tomada de maior consciência quanto ao valor e sentido da família.

O que nos felicita, particularmente, no presente livro é prestar a nossa homenagem ao Amigo Incomparável, que é Jesus Cristo, esse Anjo Tutelar da Família Terrestre, que nos abriu as portas dessa morada sideral, a fim de que nos reuníssemos, todos nós, os que estão no corpo carnal ou fora dele, para treinarmos a fidelidade no grupo pequeno do lar, até que logremos os elementos morais e intelectuais suficientes para vivermos com qualidade no seio da abençoada humanidade terrestre.

Fase, assim, a tua parte e segue harmonizado para o Grande Futuro, onde te aguarda e os teus amores o Pai Criador.

Psicografia de Raul Teixeira do livro “minha família, o mundo e eu”

FAMÍLIA
Família é sempre um conjunto
De almas ternas e queridas
No entanto, às vezes, carrega
Inimigo de outras vidas.
Cornélio Pires
Psicografia ChicoXavier - Livro Toques da Vida


Nenhum comentário:

Postar um comentário

(-: , Olá, seja bem vindo, se o seu comentário for legal, e não trouxer conteúdo agressivo, ele será postado.