sábado, 20 de julho de 2013

Desidentificação

Tema da semana
Tormentos voluntários”
de 15/07/2013 a 21/07/2013

ROGÉRIO COELHO

"O homem, como que de intento, cria para si tormentos que está nas suas mãos evitar." (Fénelon)

Com as potencialidades cósmico espirituais amodorradas pela estamenha somática, o homem desestabiliza-se ao enovelar-se com os interesses supérfluos e transitórios da horizontalidade que o amesquinha e o desvia do fanal a que está destinado: a perfeição e a conquista dos "tesouros dos Céus".

Procurando a felicidade nas coisas perecíveis e sujeitas às mesmas vicissitudes que fazem parte do cortejo de ocorrências de sua atual fase evolutiva, acaba,"voluntariamente, criando para si tormentos que está nas suas mãos evitar."

O homem identificado com os ideais superiores das imperecíveis conquistas espirituais, desidentifica-se com os ancestrais atavismos do homem carnal e se forra a inúmeros tormentos, gerando, em sua intimidade, a paz e a calma tão necessárias ao equilíbrio físico e espiritual.

Profunda estudiosa das questões psicológicas, Joanna de Ângelis assinala:

"(...)  Para conseguir a elevação, o homem deve liberar-se dos desvalores e quimeras, ilusões e anelos utópicos, desidentificando-se de hábitos milenários, fixados, alguns atavicamente, aos painéis do ser, gerando falsas necessidades, que se tornam fundamentais, portanto, responsáveis pelo sofrimento nas suas várias facetas.

A psicologia oriental estabelece na ilusão, na impermanência da Vida física, com as quais a pessoa se identifica, algumas preponderantes razões para o sofrimento.

A desidentificação induz à conquista de patamares elevados, metafísicos, nos quais o ser se auto encontra e se realiza".

Depreendemos das anotações da Mentora Amiga a necessidade de se proceder a um acurado estudo e observação de nós mesmos, vez que somente o autoconhecimento nos colocará na rota segura do desenvolvimento pessoal. Concomitantemente, devemos procurar identificar os fatores de desequilíbrios para erradicá-los; e, incessantemente, buscar os condicionantes de equilíbrio que se expressam no comportamento, ensejando estereótipos desidentificados com as manifestações deletérias do meio social, das constrições de vária ordem e de tudo que possa – de uma ou de outra forma – nos agrilhoar aos vales da estagnação, em regime de pura exacerbação dos sentidos.

A profilaxia ideal para a manutenção do bem-estar e da saúde nas suas várias expressões é a autoanálise, trabalhada pela insistência de preservação dos ideais superiores, junto à meditação e à oração.

No elenco de providências urgentes, alteiam-se, pois, a leitura edificante, a oração, a meditação e a ação nobre no bem a expressar-se em todas as modalidades da Caridade apregoada e exemplificada por Jesus.

ESTRANHO  CONCEITO
Antero de Quental

Clamou o Orgulho ao homem:
- “Goza a vida!
E fere, brasonado cavaleiro,
Coroado de folhas de loureiro,
Quem vai de alma gemente e consumida...”“.

Veio a Vaidade e disse: - “A toda brida!
Dormirás, além, no mundo inteiro;
Cavalga o tempo e corre ao teu roteiro
De soberana glória indefinida!...””.

Mas a Verdade, sobre a humana furna,
Gritou-lhe, angustiada, em voz soturna:
- “Insensato! Aonde vais, sem Deus, sem norte?”.

E impeliu, sem detença e sem barulho,
Cavaleiro e corcel, vaidade e orgulho,
Aos tenebrosos pântanos da Morte.


Da Obra “Vereda De Luz” –Espíritos Diversos – Médium: Francisco Cândido Xavier
Digitado Por: Lúcia Aydir


Nenhum comentário:

Postar um comentário

(-: , Olá, seja bem vindo, se o seu comentário for legal, e não trouxer conteúdo agressivo, ele será postado.