terça-feira, 18 de março de 2014

PROVAÇÃO REDENTORA

Tema da semana
“Provação”
De 17/03/2014 a 23/03/2014

 Joanna de Ângelis

A voz que laboraste por modular docemente agora se transforma em brado de acusação impiedosa; as mãos que uniste muitas vêzes dentro das tuas, em gesto de ternura, parecem prontas a esbordoar-te; o rosto tantas vêzes osculado com meiguice surge congestionado diante da tua presença; os gestos que plasmaste com incansável devotamento, fazem-se bruscos e violentos em desafio à tua serenidade; aqles olhos que enxugaste com desvêlo, quando choravam, fitam-te com chispas de ódio; o corpo que embalaste noites a fio, ora freme de revolta e se agiganta diante do teu atual carinho; todo aqle ser que cumulaste de amor, então, se contorce sob o gás da rebeldia e não trepida em malsinar-te, ferindo as mais caras aspirações que demoradamente acalentaste, bem como os nobres objetivos que toda a vida perseguiste a meta da tua realização interior.

Insultado por o grotesca reação tentas, ainda, acercar-te do ser querido, escondendo a decepção e a dor íntima; no entanto, não consegues transpor a barreira entre ti e ele, colocada propositadamente para produzir distância, não obstante o  êxito dele depender do  teu  suor e  da  tua  soledade, das tuas lágrimas e dos teus silêncios.

Permite-se acusar-te, censurar-te, e não te concede a condão ao menos deser humano.

Reserva-se o direito de magoar-te e explora os teus sentimentos para pisoteá-los logo depois.

Enquanto o envolves em otimismo, há muito tempo a inferioridade dele espezinha-te com recalques cris, que procedem de vidas consumidas no passado do espírito e não te oferece a concessão das queixas ou das justas censuras que são descargas da tensão que te atormenta.

E dizer que te deste com o melhor que possuias, oferecendo-te todo por ele, para a felicidade dele!

Retemperaporém,  o  ânimo  e  insiste  no  dever  que  te  cabe  ou  que assumiste, mesmo incompreendido, apesar de sitiado pela ingratidão com que ele te retribui o carinho demorado.

* * *

Seja quem fôr o ingrato filho, amigo, afeto, companheiro —, é alguém vitimando-se com o ácido que o destruirá logo depois.

A ingratio é enfermidade de erradicação difícil e demorada; a rebeldia reflete distonia espiritual; o azedume exterioriza infelicidade interior; a agressão atesta primitivismo; a cólera é morbidez de complexa definição no campo da mente em desalinho. Todo aquele que se permite conduzir por tais famanazes da indisciplina e do orgulho merece caridade pelo tratamento do amor que ora e socorre, insiste ao lado e não revida mal por mal.

Ele,  aquele  que  te  acicata   espírito,  caminhará  pela  estrada  da experiência, avançando na rota do futuro.

Aprenderá inevitavelmente e tornar-se-á brando.

Não é necessário que o desejes: a vida se encarrega de s todos, cada um a seu turno...

* * *

É pena e sofres com isso que te o saibas valorizar o amor, aquele que hoje te fere e subestima.

Jesus, pom, experimentou, e em grau muito maior, a ingratio e o desinteresse dos companheiros mais amados. Medita nEle, na Sua vida e não te abales com a provação redentora. Felizes são os que amam, e amam sempre, reconhecidos, fiéis, Os outros, dentre os quais o ser que ora o te retribui  amor  por  amor,   eso  justados  em  si  mesmos,  sorvendo  a amargura  da  inquietação  e  o  tóxico  da  insegurança  pessoal,  que  os envenenam paulatinamente.

*

Mas na hora de provação volta atrás”.
Lucas: capítulo 8º, versículo 13.

*

Os que, ao contrário, usam mal da liberdade que Deus lhes concede retardam a sua marcha e, tal seja a obstinação que demonstrem, podem prolongar indefinidamente a necessidade da reencarnação e é quando se torna um castigo”. São Luiz. (Paris 1859).
Capítulo 4º — Item 25, parágrafo 2.

Psicografia de Divaldo Franco do livro Florações Evangélicas

As provações são meios utilizados pela Lei no despertamento das criaturas para o amor, substituindo as paixões.

Referência:SOUZA, Juvanir Borges de. Tempo de renovação. Prefácio de Lauro S. Thiago. Rio de Janeiro: FEB, 1989. - cap. 8


Nenhum comentário:

Postar um comentário

(-: , Olá, seja bem vindo, se o seu comentário for legal, e não trouxer conteúdo agressivo, ele será postado.